Pular para o conteúdo principal

Belo Desastre - Jamie McGuire


Travis Maddox - cachorro louco -  e Abby aparentemente não tem nada em comum. Aparentemente. 
Abby Abernathy tem um passado que quer esquecer, e esconder, a todo custo. Ela não dá trela para homens e sempre está junto de sua melhor amiga. Suas únicas preocupações estão atreladas aos estudos ou fugir do seu passado.

Travis é o garoto popular e "pegador" da universidade. Não quer saber de relacionamento sério e somente "usa" as mulheres que o procuram para satisfaze-lo por uma noite. Ele conheceu o que é amor de mãe, mas agora sente-se perdido no mundo. Para conseguir dinheiro fácil realiza lutas ilegais, do tipo UFC, nos porões da universidade, conseguindo assim grande quantia de dinheiro.
Quando o destino dos dois se juntam Travis vê uma "salvação" para sua vida de luxurias sem compromisso e principalmente um futuro em seu caminho. Abby não pensa assim, pois Travis é tudo que ela quer evitar.
Em meio a uma das lutas de Travis, ele aposta com Abby que se leva-se um golpe do adversário "se comportaria" por um mês. Caso não fosse golpeado Abby teria que morar no apartamento dele pelo mesmo período. Como ótimo lutador que é Travis ganha a aposta tornando a aproximação dos dois inevitável. 
Pela primeira vez em sua vida Travis sente algo verdadeiro e não se importa, pelo menos a principio, de ter Abby somente como amiga. 
Porém o tempo vai provando ao casal que isso não é possível e que "algo mais" existe entre os dois, mesmo que eles sejam um "Belo Desastre" juntos!.

Realmente este livro me surpreendeu. Quando li a sinopse imaginei que seria alguma versão "melhor trabalhada" margeando titulo do gênero "cinquenta tons de cinza". Mas me enganei. Apesar de ter algumas cenas picantes a estória é boa. O ambiente em que a estória se desenrola faz você quer entender o segredo que envolve os personagens e o porque de seus traumas, complexos e medos. Travis cachorro louco não é aquilo que aparenta no inicio do livro, mas ele não muda magicamente, você entende a sua mudança e até mesmo suas atitudes impulsivas (mesmo que não concorde com algumas delas ¬¬). 
O livro relata bem o que acontece dentro das universidades americanas abordando temas como o vicio do cigarro e bebidas, bem como ciúmes, amizades e desavenças. Tudo sem tentar passar nenhum conceito moral, embalado por muitas lutas e sangue.

No final você percebe que Abby é somente uma menina traumatizada com o passado, que não quer reencontrar o pai porque teme que os acontecimentos se repitam. E Travis é um homem carente, inseguro, impulsivo e muito, muito forte!

Uma curiosidade: 
A borboleta da capa tem um simbolismo de "Alma em transformação" e é bem o que acontece com os personagens do livro. Para a simbologia cristã seria a alma liberta de seu invólucro carnal e transformada em benfeitora e bem-aventurada. A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento de transformação e de um novo começo. A explicação se dá ao ciclo de vida do inseto. Quando a larva penetra em seu casulo escuro representa o processo de autoconhecimento, assim, sintonizados com o nosso íntimo, podemos perceber nossas riquezas e beleza pessoal, provenientes de nossa essência, proporcionando o sentimento de liberdade. 
No Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas e essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos. 
No mito do imortal jardineiro (Yuan-ko), sua bela esposa ensina o segredo dos bichos-da-seda, sendo ela própria, talvez, um bicho-da-seda. No mundo sino-vietnamita a borboleta serve para exprimir um voto de longevidade ou é associada ao crisântemo pra simbolizar o outono. 
Como a borboleta está presa dentro de um recipiente pequeno e estreito ela luta para se libertar a qualquer custo, pois caso contrario ficará sem ar, sufocará e morrerá. Uma analogia muito boa para o casal principal do livro. 

By GNA  

Comentários

  1. Amei sua resenha, nunca tinha pensado sobre a capa desse jeito.
    Pensei no bater de asas de uma borboleta que pode provar um terremoto em outro pais, mas creio que essa sua analogia e bem mais correta.
    Tanto Abby com Travis querem ser libertar, viver livres de sua vida anterior ou a que leva.
    Eles são tão complexos como loucos, Amei a estoria ela te prende, envolve de da raiva e como os personagens, confusos.
    Mas em nenhum momento você que lagar a leitura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário