Pular para o conteúdo principal

Visual Novel - Starry ☆ Sky ~In Spring~


Em uma realidade na qual o céu noturno está cada vez mais poluído e as únicas luzes que enxergamos na cidade são aquelas oriundas da eletricidade, vale a pena conhecer esse romance leve debaixo do céu estrelado, entre uma heroína e um dos representantes dos 12 signos do zodíaco.

Starry☆Sky (スターリースカイ ) é uma série de jogos otome - visual novel criados e desenvolvidos pela empresa Honeybee. Otome (乙女) é um termo derivado do Japão, que significa virgem, donzela, moça pura ou senhorita. Otome game é um tipo de jogo voltado para o público feminino, cujo principal objetivo é desenvolver um relacionamento amoroso entre a protagonista feminina (jogadora) e um dos vários personagens masculinos. Quanto a jogabilidade, são divididos em Visual Novels e Simulation Games (ou simuladores de relacionamento). Este gênero é mais estabelecido no Japão, por este motivo a maioria dos jogos disponíveis estão em japonês ou inglês.

A franquia Starry Sky foi separada em quatro jogos, um para cada estação do ano, contendo três diferentes histórias dependendo do personagem masculino que escolher conhecer. Bem recebida no Japão, a série foi transformada em Drama CDs, em mangás e em um anime de 26 episódios. Além disso, sequências de cada um dos quatro jogos originais foram lançadas para Windows e PlayStation Portable em 2010 e 2012 respectivamente.

A narrativa de Starry Sky ~In Spring segue a protagonista Tsukiko Yahisa, a única garota matriculada na Seigatsu Academy, uma escola especializada em astronomia. Aqueles que permanecem ao lado da garota para protegê-la são seus amigos de infância Kanata Nanami (Peixes) e Suzuya Tohzuki (Câncer). Porém, logo mais, Yoh Tomoe (Capricórnio) se transfere da França para a escola japonesa com o intuito de rever Tsukiko. Os três garotos -- o briguento, mas chorão Kanata, o gentil e invencível cozinheiro Suzuya e o honesto-até-demais Yoh -- disputarão a atenção daquela que amaram desde crianças.

Já na continuação, Starry Sky ~After Spring, Tsukiko enfrenta dificuldades no seu relacionamento amoroso e precisa tomar decisões importantes com relação ao seu futuro pessoal e profissional. Minha rota favorita é a do personagem Yoh; as demais histórias são fracas e de luz opaca se comparadas ao jogo anterior.



Signos e mitologia

De acordo com o website Terra (link 1 e 2), as mitologias falam de deuses que "controlam" a vida na Terra. Muitas vezes, nós nos identificamos com as histórias desses deuses e heróis e é certo que os mitos nos ajudam a melhor compreender nosso inconsciente, nossa personalidade e nossa alma. Veja qual deus rege cada um dos signos aqui citados:

Cancêr: Filha de Cronos, o deus do tempo, e de Rhéia, Demeter é a deusa das grandes colheitas e da agricultura, responsável por nutrir a terra e fazer crescer uma vegetação verdejante e suficiente para alimentar a todos. Era também considerada a protetora dos casamentos e da Lei Sagrada.
Por vezes, é relacionado ao mito da libertação da Mãe Terrível, como a Hidra de Lerna. Hércules derrotou a Hidra como parte dos 12 Trabalhos que deveria cumprir para se livrar da maldição da mãe Hera, furiosa porque Zeus fez o garoto mamar seu leite divino enquanto ela dormia.

Capricórnio: O mito que mais caracteriza o signo é o de Cronos ou Saturno, o Senhor do Tempo. Cronos castrou seu pai, Urano, deus dos céus, e ocupou seu lugar. O senhor do tempo é rígido e maduro, mas é também um deus que busca a estabilidade, a duração de tudo o que se propõe fazer na vida.

Peixes: Netuno, o deus que rege Peixes, é o Senhor das profundezas dos oceanos, ou seja, das profundezas do mundo emocional, do inconsciente, da Alma Universal. Rege mais a psique coletiva do que a individual. Na mitologia, era um dos três irmãos que dividiu o reino de seu pai Cronos. Poseidon, como também é conhecido, foi escondido pela mãe e criado entre os demônios de Rodes, o que o auxiliou muito na aceitação dos piores sentimentos humanos.
Além disso, o Peixe também é um símbolo cristão.

By Geisy N.
Starry☆Sky ~In Spring~
Empresa: Honeybee
Gênero(s): Romance, Vida Escolar, Slice of Life
Plataforma: PC (windows 7/xp)
Download: Starry Sky ~In Spring | Starry Sky ~After Spring (English Patch only)
Assistir online: Anime - Starry Sky

Comentários