Pular para o conteúdo principal

[Vídeo] Top Animes de Verão 2016: "91 Days" e "Orange" são comparados a clássicos da literatura!

Uma carta. Bastou apenas uma carta para mudar a vida de Ângelo e Naho, os protagonistas dos mais novos animes "91 Days" e "Orange", respectivamente. Hoje, vamos falar de História dos EUA, Literatura e Ficção Científica a partir da discussão desses 2 novos animes surpreendentes!


Também recomendo aos fãs checarem alguns outros lançamentos da Temporada de Verão de 2016, como: "Tales of Zestiria", "Servamp", "Fukigen na Mononokean", "Amaama to Inazuma", "Rewrite", "RE Life" e "Cheer Danshi". Me decepcionaram os 1º episódios de "Taboo Tatto", "Hatsukoi Monster", "B-Project" e "Scared Rider".

Os anos loucos: O Grande Gatsby VS 91 Days
Você está preparado para pagar o preço dos seus desejos?

Assista o vídeo do nosso canal!

A série 91 Days se passa em Lawless, uma cidade fictícia dos EUA comandada pela máfia, durante a época da Lei Seca, década de 1920, que depende da venda de bebidas ilegais no mercado negro. O protagonista Bruno (cujo verdadeiro nome é Angêlo) é um jovem sagaz, bom de briga e que não hesitará em envolver o melhor amigo em seus planos de vingança. Ele retorna a sua cidade-natal com o objetivo de vingar o cruel assassinato de seus pais e irmão e, para fazer isso, irá se infiltrar na família Vanetti e fingir ser um parceiro de Nero, o filho do chefe. 

O grande Gatsby (1925), a obra-prima de Francis Scott Fitzgerald, conta a história de Jay Gatsby, um homem que muda de nome e se torna um milionário na tentativa de reconquistar Daisy, sua antiga paixão. Ninguém sabe como ele adquiriu sua fortuna, se por meio do contrabando de bebidas ou de ações lucrativo no mercado financeiro... Tudo é contado pelo ponto de vista do vizinho de Gatsby, Nick Carraway, um aristocrata falido e primo de Daisy, que vai para Nova York tentar mudar de vida. Em quase cem anos de sua publicação, teve adaptações para cinema, teatro e ópera e arrebatou milhares de fãs, entre eles, J. D. Salinger. Mais do que contar uma história, essas duas obras descrevem uma sociedade em mudança, tendo como protagonistas dois heróis trágicos que são consumidos por seus desejos e vivem em uma época de desilusões e de grandes transformações na cultura dos Estados Unidos. 

Orange VS Viagem no tempo na Ficção Científica
É possível mudar o futuro?

Assista o vídeo do nosso canal!

Alguns animes e mangás já traziam personagens que viajavam no tempo, como, por exemplo: Mirai Nikki, Nobunaga Concerto, Zetsuen no Tempest (Blast of Tempest), Higurashi no Naku Koro ni, Toki wo Kakeru Shouko (The girl who leapt through time), Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (The melancholy of Haruhi Suzumiya), Mahou Shoujo Madoka Magica, Yojouhan Shinwa Taikei, Steins;Gate e Boku dake ga Inai Machi (Erased). Porém, a temporada de verão de 2016 nos traz mais um título promissor, Orange. 

Orange (mangá de 2012-2015, live action de 2015 e anime de 2016) conta a história de Takamiya Naho, uma colegial que recebe uma carta escrita por ela mesma dez anos no futuro. A carta narra os eventos daquele dia, incluindo a transferência de um novo aluno chamado Naruse Kakeru. A Naho do futuro confessa que guarda vários arrependimentos e deseja evitá-los, garantindo que a Naho do passado tome as decisões certas, especialmente sobre Kakeru. A grande tragédia é que o jovem Kakeru, dez anos no futuro, já não estará mais entre eles. 

Na história da literatura, personagens costumavam viajar no tempo por meio de sonhos (como é o caso de Conto de Natal, de Charles Dickens), ilusões, poções mágicas ou por ficar em estado de animação suspensa tempo o suficiente para acordar num futuro distante. Será a partir da publicação de A máquina do tempo, de H. G. Wells, que passamos a ter um mecanismo que controla exatamente para qual lugar do tempo-espaço queremos viajar. H. G. Wells também é o autor de The Queer Story of Brownlow's Newspaper, o relato de um homem de negócios que, por uma só noite, tem em suas mãos um jornal de 40 anos no futuro. Além de nos maravilhar, a ficção científica também oferece a oportunidade de repensarmos nossa relação com o mundo e as consequências de nossas ações. Nos permite, acima de tudo, refletir sobre o futuro que (não) queremos.

Para saber mais: 
ANDERSEN, David Lewis. Time Travel in Science Fiction
DEURSEN, Felipe Van. Lei seca: A lei que foi um porre.
FITZGERALD, F. Scott. 24 contos de F. Scott Fitzgerald. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
______. O grande Gatsby. São Paulo: Penguin Companhia, 2011. Leia um trecho e o Guia de leitura.
______; FITZGERALD, Zelda. Querido Scott, querida Zelda: As cartas de amor de Scott e Zelda Fitzgerald. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
WELLS, H. G. The Queer Story of Brownlow's Newspaper (A Estranha História do Jornal de Brownlow). 

By Geisy N.
Título: 91 Days
Gênero(s): Drama
Assista Online: Animakai

Título: Orange
Gênero(s): Drama, Romance, Escola, Ficção Científica, Shoujo.
Assista Online: Animakai

Comentários