Pular para o conteúdo principal

Top Animes de Verão 2016: Por que você deve dar uma chance para "Cheer Danshi"

No meio do turbilhão de lançamentos de cada temporada, alguns animes são julgados erroneamente ou simplesmente passam despercebidos aos olhos dos fãs. Esse pode ser o caso de Cheer Boys. Com a proposta de um anime de esportes, focado em um grupo de torcida masculino, muitos podem achar que se tratará de mero fanservice para as meninas ou bromance. Não poderiam estar mais errados.


Cheer Danshi é uma light novel escrita por Ryō Asai, inicialmente publicada em 20 de fevereiro de 2013 pela Shueisha. A história dos universitários que formam um grupo de torcida foi, em seguida, adaptada para mangá por Kenichi Kondō (Shonen Jump) em 5 abril de 2016. Finalmente, foi ainda transformada em anime pelo estúdio Brain's Base em julho de 2016.
A trilha sonora é excelente e não sem pode reclamar da animação, adequada a proposta. Discutiremos então o tema que é a causa de polêmica. Ninguém nunca reclamou da bela e pequena Sakura (Sakura Card Captor), Ran (Shugo Chara) ou Tamako (Tamako Market), então por que nosso grupo masculino de animadores de torcida seria uma exceção?


Agora, uma história real. Em 2009, o jornal internacional The Telegraph lançou uma matéria sobre o primeiro grupo de animadores de torcida masculino de toda a Europa (leia aqui), além de falar sobre seu duro treinamento enquanto se preparavam para enfrentar uma equipe feminina. Na época, aquele era 1 dos 4 únicos grupos feitos inteiramente de homens de todo o mundo. Os garotos reafirmam o estranhamento e o preconceito das pessoas sobre suas escolhas: "Eu guardei segredo por um tempo até janeiro e então eu disse 'pode zoar, eu não ligo'" (Joe English, 11 anos) e "Fala-se muito na mídia atualmente sobre garotas fazendo esportes que eram predominantemente masculinos, então por que não ter garotos fazendo algo predominante feminino?" (instrutor Ian Rodley, 26).


Cheer Danshi é uma história de superação. O protagonista Haruhi Bandou é herdeiro de um dojo de Judô, mas nunca conseguiu superar a talentosa irmã mais velha e isso foi um golpe em sua auto-confiança. Inspirado pelo amigo de infância Kazuma Hashimoto, ambos deixam o tatami para trás e começam a recrutar membros para seu audacioso grupo de torcida. Kazuma busca, dessa forma, trazer de volta à vida a memória de seus pais que trabalhavam como torcedores profissionais. 
O terceiro integrante é Wataru Mizoguchi, um desengonçado nerd-atlético, que gostaria de entrar no clube para se desafiar. Já no 3º episódio, ele faz uma séria revelação sobre a forma sobre como era tratado pelos outros e porquê escolheu uma vida de isolamento.
O quarto membro é Koji Tono, um tímido universitário comilão que pesa por volta de 100kg e prova que obesidade não é motivo para discriminação: ele pode e vai mostrar que é capaz de fazer movimentos complexos e acrobáticos.
Temos ainda a dupla popular, Gen Hasegawa, que consegue dar um mortal pra trás sem problemas, e Shoichiro Suzuki, ex-jogador de baseball e especialista em falar no dialeto de Kansai. Por fim, há o misterioso fã de esquilos, com péssimo senso de moda, Sho Takugawa, um suposto expert em animação de torcida - ele parece ter um passado com Jin Domoto, o capitão do time misto Sparks.

Esq-Direita: Haruki Bandō, Kazuma Hashimoto, Shō Tokugawa, Wataru Mizoguchi, Kōji Tōno, Gen Hasegawa, and Sōichirō Suzuki.
O anime dá uma segunda chance para jovens-adultos recém-chegados na universidade, carregando seus problemas pessoais mal resolvidos, a se reencontrarem em um novo estilo de vida: o estilo Go! Fight! Win! onde você coloca seu coração num sorriso e faz acrobacias para dar força a outra pessoa.
Já foram lançados 3 episódios e, por enquanto, esta é uma série que vale a pena ver se você for fã do gênero.

By Geisy N.
Título: Cheer Boys (チア男子!!)
Gênero(s): Escola, Esportes.
Assista Online: Cheer Danshi!

Comentários