Pular para o conteúdo principal

[Vídeo] A Tempestade - William Shakespeare - Mangá Shakespeare

“Somos feitos da matéria dos sonhos”, o mago Próspero diz aos seus servos sobrenaturais. Após perder seu ducado em uma traição política arquitetada pelo irmão e pelo rei, Próspero acaba isolado em uma ilha selvagem com sua única filha, Miranda.
  


Mas agora chegou a hora dele usar seus poderes para naufragar o navio daqueles traidores e iniciar seu plano de vingança. O espírito Ariel é invocado para enfeitiçar e atormentar os homens ilhados, mas o monstro Calibã tentará se unir a eles para derrotar o mago. Quando o príncipe Ferdinando se apaixonar por Miranda, será o poder do amor capaz de triunfar e remendar o relacionamento despedaçado entre as famílias?

Assista o vídeo do nosso canal!

A série Mangá Shakespeare foi produzida pela SelfMadeHero e é uma nova e divertida maneira de conhecer os textos clássicos do bardo. Com o texto original e ilustrações inspiradas nos mangás japoneses, uma das mais importantes obras da literatura inglesa ganha nova vida. Clique aqui para ler The Tempest - Glossary disponibilizado no site oficial da editora.

Cada volume é ilustrado por um artista diferente e, no caso de A Tempestade, a arte fica nas hábeis mãos de Paul Duffield. Ele trabalha com ilustração e animação, unindo os estilos mangá e europeu. Possui BA em animação na Kingston University e ganhou os prêmios Tokyopop's Rising Stars of Manga e International Manga and Anime Festival. Um de seus últimos projetos incluem uma colaboração com Kate Brown, ilustradora de Sonho de uma noite de verão - Mangá Shakespeare. O objetivo de Paul Duffield é produzir mangás e animes que sejam capazes de rivalizar a qualidade dos originais japoneses. Confira aqui a página oficial do artista sobre A Tempestade.

Anime VS Literatura: Zetsuen no Tempest


Você sabia que o anime e mangá Zetsuen no Tempest (Blast of Tempest) foi levemente baseado em Hamlet e A Tempestade, ambos obras de William Shakespeare? Assista a OP do anime nesse link.

Aqui, a maga Hakaze Kusaribe, e não Próspero, é quem é abandonada para morrer em uma ilha deserta. 

Além disso, também a morte de Aika Fuwa (uma Ofélia bem diferente) desperta o desejo por vingança em Mahiro Fuwa, seu meio-irmão. Pode-se inclusive notar a suavização de um tabu, afinal, em Hamlet, Laertes é irmão de sangue de Ofélia. Em geral, a construção de Mahiro como personagem contém diversas alusões ao príncipe Hamlet e não é raro ouvirmos diálogos shakesperianos saírem de sua boca.

Yoshino Takigawa acompanhará seu amigo na jornada por vingança, à semelhança de Horácio em Hamlet; mas, na verdade, ele também esconde segredos e trabalha por trás das cenas obtendo informação, tal como Ariel (ou Calibã?), o espírito mágico que serve Próspero em A Tempestade. Mas também não consigo evitar de pensar que o lado tempestuoso do relacionamento entre Yoshino e Mahiro lembra aquele entre Hamlet e Laertes, pois ambos em algum momento foram apaixonados por Ofélia. Por fim, cabe salientar que esse anime é apenas um dentre tantas outras obras direta ou indiretamente influenciadas por Shakespeare.


By Geisy N.

Leia mais:

Comentários