Pular para o conteúdo principal

Anime - Udon no Kuni no Kiniro Kemari

Uma história muito especial que passa uma lição de vida sobre família e superação de um jeito mágico. Souta Tawara, um web designer que está trabalhando em Tóquio, volta para sua casa em Kagawa após a morte do pai. Dentro da antiga loja de udon da família, ele encontra um garoto-tanuki chamado Poko. O rapaz decide deixar o emprego para poder cuidar dele e recomeçar a vida na sua terra-natal. Pouco a pouco, memórias da infância e do presente vão encher seu coração de ternura.


Udon no Kuni no Kiniro Kemari é uma série de mangás japonesa escrita por Nodoka Shinomaru, publicada na revista Comic @ Bunch em 2012. A adaptação para anime da Liden Films foi ao ar em outubro de 2016 e somou 12 episódios.

O enredo mistura a nostalgia do passado e o encanto do presente, a partir do momento que Souta (re)encontra amigos e família e desvela os verdadeiros sentimentos de seu falecido pai - porque o tempo, antes de ser um inimigo, ajuda as pessoas a seguir em frente. As personagens todas tem seu próprio charme e Poko é, sem sombra de dúvida, o mais alegre e fofo. Com ele ao seu lado, não há tempo para depressão, afinal o que seria um perigo de luto, cheio de dor ou arrependimento, se torna uma memória mágica que Souta vai guardar por toda vida.








Música

"S.O.S" de Weaver é a música da abertura e, com certeza, faz um belo trabalho em alegrar os telespectadores e também tocá-los com sua letra sensível, que fala daqueles que escondem sua tristeza e sobre como ficam mais fortes quando têm alguém para proteger. Confira abaixo a OP e um trecho da tradução da letra da música:


涙に Shining sun
 笑顔に Shadow
 本当の心は 
No one knows? 

 社会の迷路で 
君は迷って 
誰にも言えない 
No one helps 

僕も同じ 
涙を持って過ごした日々があって 
悲しみに奪われた君の 
明日の色を変えたい 

言葉に隠された S.O.S. 
何一つもう 見逃したくない 
I will never never never never let you go 
手を引こう ここから一緒に歩き出せる
"Um sol brilhante em suas lágrimas, 
Uma sombra em seu sorriso; 
Um coração verdadeiro 
Que ninguém conhece? 

Você perde seu caminho, 
Pelo labirinto da sociedade; 
Você não pode dizer a ninguém, 
Então ninguém ajuda. 

Mas para mim é o mesmo, 
Tendo vivido dias carregando aquelas mesmas lágrimas. 
Eu quero mudar a cor, 
Daquele amanhã que a tristeza tomou de você!

Aquele S.O.S. escondido em suas palavras -
Eu não quero perder um detalhe sequer!
Eu nunca nunca nunca nunca vou deixar você ir!
Pegue minha mão, pois podemos seguir andando daqui juntos!"

Fatos reais

A arte do anime é linda e nos inspira a conhecer a prefeitura de Kagawa (香川県), também chamada de Reino do Udon, espaço onde a história do anime acontece.

NHKWorld e SukiDesu explicam que Kagawa, localizada na ilha de Shikoku, é a menor província do Japão e é conhecida por seus macarrão udon. Existem cerca de 900 restaurantes, não apenas em áreas residenciais, mas também escondido nas colinas. Possui 2 ilhas repletas de arte moderna e museus, Naoshima e Teshima. A capital de Kagawa é Takamatsu, uma cidade portuária com jardins, museus e templos, como a maioria das cidades do Japão.


Segundo Japãoemfoco, udon (うどん) é um prato de macarrão muito popular no Japão. Saudável, versátil e de baixo custo, udon pode ser servido de diversas maneiras, entre pratos quentes e frios. Esse macarrão tem a cor branca e é feito à base de farinha de trigo, sal é água. Sua espessura costuma ser mais grossa em vista dos macarrões tradicionais. Cabe lembrar que existe ainda uma grande variedade de Udon instantâneo, o Cup Udon (カップうどん). Assim como os Cup Ramen (カップラーメン), são uma ótima alternativa para quem trabalha muito e não tem tempo para cozinhar.


Confira abaixo um vídeo mostrando diversas atrações turísticas e o dia-a-dia em Kagawa e Mar Interior de Seto:


By Geisy N.
Títulos: Udon no Kuni no Kiniro Kemari, Poco's Udon World, うどんの国の金色毛鞠
Gênero: Slice of Life, Fantasia

Comentários