Pular para o conteúdo principal

Mangá - Helena - Machado de Assis

Era de madrugada quando, ao invés de ir dormir, decidi dar só uma olhada rápida nesse mangá..., mas acabei lendo tudo. Foi impossível parar.😍
Essa belíssima adaptação da obra de Machado de Assis em mangá nos leva em uma viagem ao Brasil de 1850 para conhecer Helena, uma jovem encantadora e de berço misterioso que é reconhecida como filha do conselheiro Vale em seu testamento. Sua entrada na nova casa mudará a vida de todos e, principalmente, o coração de seu meio-irmão Estácio. Eis o início de um amor puro e proibido que vai incomodar principalmente o Dr. Camargo em seus planos para se tornar o futuro sogro de Estácio.


Segundo Educação.Globo, Helena (leia o livro aqui!) é caracterizado como um romance urbano de Machado de Assis, por fazer críticas aos costumes sociais do século XIX. Pertencente ao Romantismo, foi publicado, inicialmente, em forma de folhetim no jornal “O Globo” entre agosto e novembro de 1876. Após anos de consagração, foi adaptado em forma de novela por várias emissoras e, agora, também em forma de revista de história em quadrinhos ao estilo mangá.

A história começa com uma morte e termina com outra. Em sua mansão, Estácio e a tia D. Úrsula recebem a filha ilegítima do recém-falecido Conselheiro do Vale, Helena, como parte da família, tal como pedia o testamento. Apesar de inicialmente desconfiarem dessa menina com seus 16 para 17 anos, logo se vêem encantados não so pela aparência, mas principalmente por seu caráter, inteligência e bondade: "Mediante os seus recursos, e muita paciência, arte e resignação, — não humilde, mas digna, — conseguia polir os ásperos, atrair os indiferentes e domar os hostis." De livros, costura, bordado, piano, desenho até falar línguas estrangeiras e cavalgar, Helena era uma moça prendada, afável e dócil, com um toque de ambas jovialidade e maturidade, inocência e sabedoria... Estácio, em especial, se torna inseparável da meia-irmã e não demora muito para que uma atração especial nasça entre eles.
Comparada à ela, Eugênia, a filha do Dr. Camargo, cuja mão ele pretendia pedir em casamento, não é nada mais que uma garota imatura e materialista, portanto perde agora todo o seu encanto aos olhos de Estácio. Mas, a fortuna não está ao lado de Helena. Por trás das cortinas, Dr. Camargo fará de tudo para que sua ambição se torne realidade e se aproveitará vilmente dos momentos de fraqueza alheios. Sem falar que Helena ainda tem um grande segredo... Serão eles capazes de mudar o destino e os jeitos da sociedade? Ou de voltar atrás antes que seja tarde? Se prepare para um final chocante que, certamente, vai mexer com suas emoções.






O volume único com 256 páginas de Helena (R$ 19,90) foi encomendado pela NewPOP, editora fundada em 2007 especializada em cultura pop oriental, e inaugura seu selo de adaptações literárias. Quem foi chamado para fazer a adaptação para o estilo mangá foi o Studio Seasons. Segundo seu site oficial, o Studio Seasons foi criado em 1996 e desenvolve mangás autorais, ilustrações e light novels, além de dar palestras e workshops. Atualmente, é composto pelas artistas Montserrat, Sylvia Feer e Simone Beatriz, com a colaboração eventual da Maruchan, que mora no Japão. Desde 2010, têm uma parceria com a editora NewPOP para publicação de alguns de seus projetos e realização de encomendas propostas pela editora. Entre seus títulos publicados e concluídos, encontram-se Helena pela NewPOP; Os Ronins, Zucker, Mitsar e Contos de Sher Mor, que saíram pela revista Neo Tokyo, da editora Escala.

Confira a página oficial de Helena no Studio Seasons.

By Geisy N.

Comentários