Pular para o conteúdo principal

Web Novel - Together Forever

"Pingsheng yi gu, zhi ci zhong nian" ou "O que começou como um único olhar tornou-se doravante... juntos para sempre" (Cap. 20). Um rio de lágrimas é garantido quando terminar de ler a emocionante, agridoce história de amor verdadeiro entre o professor universitário surdo Gu Pingsheng e a otimista Tong Yan. Traz ainda uma impactante lição sobre a importância de se apreciar as pequenas coisas da vida e olhar sempre para o lado positivo, tocando em assuntos como problemas familiares, doença, sentimentos de culpa e diferença de status social.


E se você conhecesse um professor universitário que já foi cirurgião? Quando Tong Yan tinha treze anos, tanto a mãe dela quanto a de Gu Pingsheng estavam sendo resgatadas na sala de emergência do mesmo hospital. No entanto, seis a sete anos mais tarde, ele agora não pode mais ouvir nenhum som e foi forçado a desistir do mundo da medicina para estudar direito. Com um livro na mão, ele é como um professor qualquer.
E se ele, assim como ela, foi abandonado pela mãe e tem um pai do qual não pode e nem quer falar a respeito?
E se ele perdeu a saúde porque se sacrificou para tentar salvar a nação?
E se ele a ama?
Será que ela suportaria não amá-lo?


Enquanto Really, Really Miss You, da mesma autora, é uma fantasia de pura felicidade, onde acontece a tão sonhada situação do seu maior ídolo confessar o amor por você; Together Forever é mais pé-no-chão e foca de forma talvez realista os protagonistas. Tong Yan é otimista, mas, por trás dos sorrisos, esconde tristezas e uma família desestruturada; também Gu Pingsheng é um desconhecido "herói da vida real", que silenciosamente se sacrificou para salvar os outros no hospital, e tem seus próprios segredos de família. Apesar da maré de azar, os dois são felizes e sempre acham tempo para ficar juntos.
Segundo a autora no Prefácio, o objetivo do livro não era dizer o quanto a vida é dura, mas sim inspirar os leitores ao mostrar: "Veja. Gu Pingsheng e Tong Yan têm uma vida tão difícil, mas eles ainda conseguem ser tão felizes. Então que motivo você tem para não viver uma vida ainda melhor?". Haverão sempre aqueles que são mais felizes e também mais infelizes que você. É preciso continuar vivendo. Sempre.

A primeira metade dessa light novel foca a descoberta do profundo afeto entre o casal e o início do seu belo relacionamento. Na segunda metade, apesar do casamento não poder ter sido oficialmente registrado, eles já se vêem e se apresentam como marido e mulher, o problema é que a vida não dá trégua e continua trazendo mais desafios. Preocupados um com o outro, as vezes tentam resolver tudo sozinhos e essas decisões tem seu impacto, felizmente o amor forte e o tempo vão ensiná-los a mudar e a se abrir um pouco mais sobre seus sentimentos.

Agora, a  reclamação. O último capítulo, especialmente, é uma viagem vertiginosa em uma montanha russa louca (Por que fazer o leitor sofrer quando a história já está no final mesmo???) e o tão esperado casamento vem depois de muito sufoco. Ainda assim, os protagonistas querem ensinar que "a vida continua" e o destino pode lhes presentear com uma nova chance. Como diz o casal principal, contrariando os clichês desse tipo de romance, o amor não é tudo e eles precisam sim ser capazes de viver sem o outro. Entretanto, também é verdade que não importa a distância e os diferentes caminhos que tomam, eles sempre acabam nos braços um do outro no final. Pode-se pensar nisso como um elogio à vida, isto é, saber fazer as pazes com o passado/presente e estar de bem com a vida, ou quem sabe até como uma crítica aos trágicos contos de donzelas que se suicidam com o coração supostamente partido.

SARS-CoV (Síndrome respiratória aguda grave)

Segundo a autora, um dos seus desejos ao escrever Together Forever era relembrar o surto de SARS-CoV e homenagear os médicos, ou "anjos de branco", que lutaram bravamente arriscando as próprias vidas. Por muito tempo, o fato esteve nos noticiários, mas, logo depois, todos esqueceram... A autora conhecia pessoas da área afetada em Beijing e por isso sua memória sobre o assunto era mais forte do que a dos outros.

Segundo o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde brasileiro, os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em homens e animais. Geralmente, elas causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. Tais infecções podem acontecer ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas.

Alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS (em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”). Os primeiros relatos ocorreram na China em 2002 e ele se disseminou rapidamente para mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Asia, infectando mais de 8.000 pessoas e causando entorno de 800 mortes, antes da epidemia global de SARS ser controlada em 2003. Desde 2004, nenhum caso de SARS tem sido relatado mundialmente.

Em 2012, foi isolado outro novo coronavírus, distinto daquele que causou a SARS no começo da década passada, no Oriente Médio. Pela localização dos casos, a doença passou a ser designada como síndrome respiratória do Oriente Médio, cuja sigla é MERS (do inglês “Middle East Respiratory Syndrome”).

Até o momento não existem tratamentos específicos para a infeção causada pelos coronavírus comum ou pelo MERS-CoV. O tratamento é de suporte e baseado nas condições clínicas do paciente. Internação e o suporte ventilatório para os pacientes com sintomas graves é o recomendável.

By Geisy N.
Títulos: Together Forever, 至此终年
Autor: Mo Bao Fei Bao
Gênero: Drama, Josei, Romance, Vida escolar, Slice of Life
Link: NovelUpdates (ENG), jjwxc (CH)

Comentários